DIVULGUE SUA MARCA!

DIVULGUE SUA MARCA!
WHATSAPP (43) 9 9979-8834

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

OUTUBRO ROSA: A Facibra apoia essa causa



CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. 

  Detecção Precoce O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. 

  Autoexame da mama O autoexame da mama é a maneira mais rápida de identificar se existe algo diferente com seu corpo. Ele é feito por meio do toque das mãos para sentir se existem caroços, nódulos ou pequenas lesões, irritação na pele, dores nos mamilos, vermelhidão nas mamas e saída de secreção, entre outros na região dos seios. Todos os meses, 3 a 5 dias após a menstruação, ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação, a mulher deverá verificar se existe alguma alteração no formato, cor, saliências ou rugosidades em suas mamas. Se após o autoexame for percebida alguma alteração, o ginecologista deverá ser consultado. É muito importante que a mulher conheça seu corpo e fique atenta a qualquer alteração no formato das mamas. O autoexame das mamas pode ser feito seguindo 3(três) passos: 

  1- Palpação de pé, em frente ao espelho: De pé, observar as mamas com os braços para baixo. Observar as mamas, com os braços flexionados e mãos na nuca. Observar as mamas, apoiando as mãos na bacia (altura da cintura), fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

2- Palpação de pé, durante o banho. Durante o banho e de pé, a palpação pode ser feita com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, com os dedos das mãos esticados em movimentos cirulares em toda a mama e de cima para baixo, pressionar os mamilos suavemente para observar se exite a saída de algum liquido.  

  3- Palpação deitada A papação deitadata deve ser feita, elevando-se o braço esquerdo na nuca, como mostra a imagem 4 acima, colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo e palpar a mama esquerda com a mão direita como mostra a figura 5 abaixo. Repetir o mesmo procedimento com a mama direita.  

  Sinais e sintomas Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo); Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; Saída espontânea de líquido dos mamilos 

  Fatores de risco Há diversos fatores que estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários: Fatores ambientais e comportamentais: Obesidade e sobrepeso após a menopausa; Sedentarismo (não fazer exercícios); Consumo de bebida alcoólica; Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X). Fatores da história reprodutiva e hormonal Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos; Não ter tido filhos; Primeira gravidez após os 30 anos; Não ter amamentado; Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona); Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Fatores genéticos e hereditários* História familiar de câncer de ovário; Vários casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos; História familiar de câncer de mama em homens; Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2. *A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/ hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama. Fatores de proteção Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: Praticar atividade física; Alimentar-se de forma saudável; Manter o peso corporal adequado; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Amamentar Depois do Autoexame de mama O autoexame da mama não é suficiente para confirmar ou afastar o diagnóstico de câncer, isso porque a doença, algumas vezes, pode não manifestar sintomas. Por isso é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Os exames de rastreamento (realização de exames) são importantes, como por exemplo, a própria mamografia. Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com o seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada. Riscos e benefícios da mamografia de rastreamento O Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. 

  Benefícios: Detectar o câncer no início e permitir um tratamento menos agressivo; Menor chance de a paciente morrer por câncer de mama, em função do tratamento precoce. A mamografia diagnostica, assim como outros exames complementares para investigar lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. Ainda assim, a mamografia diagnóstica geralmente não é solicitada em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas e o exame apresenta muitos resultados incorretos. 
  Fonte: Inca, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postado não representam a opinião deste Blog