**Marcio Paulik
Para criar um ambiente propício à geração de empregos e negócios, é necessário aproveitar as vocações naturais de cada cidade. A região dos Campos Gerais é historicamente aberta ao empreendedorismo, dinâmica na criação de novas oportunidades de trabalho e possui em sua economia o perfil da diversidade. Tenho trabalhado incansavelmente pela implantação de um polo moveleiro, aproveitando as aptidões e habilidades da nossa gente. Inclusive, nesta semana, estarei visitando algumas empresas de móveis para discutir o assunto.
Os municípios que compõe os Campos Gerais são líderes na produção de madeira. Temos matéria-prima, infraestrutura, fornecimento de energia, abastecimento de gás e um grande público consumidor de móveis. Os empresários do setor precisam se organizar para aproveitar esse potencial e agregar valor à indústria local.
A criação do polo moveleiro é um incentivo a mais para o desenvolvimento dos municípios. parte da madeira de reflorestamento existente nos Campos Gerais poderia ser usada na confecção de móveis. Afinal, a sustentabilidade é tema obrigatório na agenda dos municípios. É preciso combinar desenvolvimento, atendimento às demandas sociais e alta qualidade ambiental. Um bom exemplo acontece aqui mesmo no Paraná, em Arapongas.
O polo moveleiro de Arapongas é um dos maiores do país. A cidade reúne 163 fábricas de móveis que geram 14 mil empregos diretos e indiretos. Levando em consideração os municípios vizinhos, são aproximadamente 850 indústrias. Elas geram 18 mil empregos diretos e 4, 5 mil indiretos. Reconhecido em 2004 como um Arranjo Produtivo Local (APL), o polo moveleiro de Arapongas detém 9,88% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional de móveis. São produzidos móveis prontos, planejados e exclusivos como racks, estantes, roupeiros, itens para decoração, cadeiras e armários, entre outros.
Utilizar no polo moveleiro a mão de obra local de jovens que estão em busca do seu primeiro emprego é uma forma de contribuir para a criação de novas oportunidades de trabalho e geração de renda. A maioria desses jovens enfrenta o dilema de não conseguir uma colocação profissional por não ter experiência e não ter experiência justamente porque ninguém oferece a primeira oportunidade.
De forma planejada, a implantação do pólo moveleiro pode se tornar uma estratégia de fortalecimento de todos os atores envolvidos no setor.
**Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).
DIVULGUE SUA MARCA!
terça-feira, 27 de maio de 2014
sábado, 24 de maio de 2014
PRÉ-CANDIDATURA CRESCE A CADA DIA
PADRE ZEZINHO REITERA
APOIO A PAULO LEONAR
O padre está muito empolgado com a pré-candidatura cujo é um dos incentivadores: "O Paulo é uma pessoa preparada para representar nossa região, ele é totalmente diferente de outros políticos que já me procuraram", salientou o Padre.
Sobre a visita Paulo postou na sua página no face que: "Pessoas com talento e vocação para servir o próximo nunca desistem dos seus sonhos, mesmo diante das perseguições políticas! Muito obrigado por apoiar e abençoar a minha caminhada. Afinal de contas se Deus é por nós, quem será contra nós?”.
sexta-feira, 23 de maio de 2014
PICA PAU MATA GAROTO DE 16 ANOS
Uma briga entre um adolescente e o funcionário de uma chácara na cidade terminou em morte. Um adolescente de 16 anos foi atingido por um tiro no peito e morreu ainda no local do crime. O rapaz morava perto do local do crime, no bairro Pedrinha, e já havia brigado com o suposto autor do homicídio outras vezes, segundo a PM.
De acordo com informações de uma testemunha, já haviam acontecido outros desentendimentos, e dias atrás o adolescente provocou o funcionário atirando pedras e frutas podres enquanto o suspeito trabalhava. Em uma das brigas, o adolescente chegou até a ameaçá-lo com uma foice.
Cansado da provocações e com medo das ameaças de morte, o funcionário passou a levar para o trabalho uma espingarda artesanal, conhecida popularmente como ‘Pica Pau’. Na tarde de ontem, quando o rapaz voltou a provoca-lo, efetuou os disparos que resultaram na morte.
O adolescente era usuário de drogas, segundo a PM, e haviam ocorrências de furto e roubo registradas contra o jovem. Depois do crime, o autor foi até sua casa e disse para a esposa que havia “feito uma besteira”. Depois de reunir alguns objetos pessoais, chamou um táxi e fugiu do local.
Até o momento, o autor dos disparos não foi localizado pela polícia. A Polícia Civil deu início a uma investigação para apurar os fatos.
Informações do Patrulha 190.
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Pré-candidato a deputado estadual Marcio Pauliki visita Telêmaco e Ventania
-Luana Valério
Nesta quarta-feira, dia 14, o coordenador regional do PDT dos Campos Gerais e pré-candidato a deputado estadual, Marcio Pauliki (PDT), esteve na cidades de Telêmaco Borba e Ventania.
Na chegada em Telêmaco Borba, Marcio, concedeu entrevista as rádios T, Rádio Nova Esperança e na Rádio Capital do Papel onde foi entrevistado pela radialista e vereadora Fátima da Rádio, falando de diversos assuntos entre eles a descentralização da saúde. Ainda pela manhã conversou com lideranças políticas, como o presidente da Câmara de Vereadores, Carlão da Rádio e o vereador Rubens Benck (PDT). Em seguida o pré-candidato a deputado estadual, Marcio Pauliki (PDT), almoçou com líderes comunitários e concedeu entrevista no jornal O Correio.
Na parte da tarde o pré-candidato a deputado estadual, Marcio Pauliki (PDT), participou em Ventania das festividades do aniversário do município, na companhia da vereadora Antoniela.
E na quinta-feira, dia 15, a caravana esteve em Itaiacoca, Abapan e Socavão para discutir com lideranças locais sobre a pavimentação da Rodovia do Cerne (PR-090).
quinta-feira, 15 de maio de 2014
Reforma Política não é prioridade para o congresso. Que pena!
Apesar do clamor popular, em especial da juventude, por uma profunda reforma no atual sistema político brasileiro, o congresso demonstra falta de interesse em debater e aprovar a tão esperada Reforma Política em 2014.
O STF (Superior Tribunal Federal) já está julgando o fim do financiamento de empresas para as campanhas eleitorais, ou seja, ele está iniciando a Reforma Política que deveria estar acontecendo pelas mãos dos deputados e senadores desse país. Mas, ao que tudo indica, se depender dos políticos eleitos pelo sistema corrupto e promíscuo vigente, a Reforma Política tão necessária para a moralização e profissionalização da Gestão Pública não sairá da gaveta.
Resta torcer para que o STF continue animado a tocar pra frente essa Reforma e que a Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas colha as 1,5 milhão de assinaturas necessárias para que a Reforma Política aconteça através de um Projeto de Iniciativa Popular, assim como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa.
Para o pré-candidato a deputado federal do Norte Pioneiro do Paraná, Paulo Leonar, "além do fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas, devem ser aprovados também o Voto Facultativo e o Fim das Coligações Partidárias, pois no atual sistema o eleitor vota em um candidato e elege outro que nem conhece direito. São vários pontos que precisamos debater, mas o fato é que a Reforma Política almejada pela nação brasileira só será possível com a mobilização do povo, através de um projeto de iniciativa popular, porque se depender dos que já estão lá, estamos fritos!"
terça-feira, 13 de maio de 2014
MACONHA: TRÊS PESSOAS FORAM PRESAS NESTA MANHÃ
Duas pessoas foram presas e um menor de 17 anos foi apreendido com 3 kg de maconha na madrugada desta terça-feira. Segundo a Polícia Civil, a droga estava escondida no assoalho do carro usado pelo trio.
De acordo com a polícia, uma denúncia anônima informou que um carro passaria pela cidade com os tabletes da droga. Equipes da Polícia Militar foram chamadas para ajudar a Polícia Civil a fazer um bloqueio no trevo de acesso à cidade.
O grupo, a droga e o veículo foram encaminhados para a delegacia de Jaguariaíva.
De acordo com a polícia, uma denúncia anônima informou que um carro passaria pela cidade com os tabletes da droga. Equipes da Polícia Militar foram chamadas para ajudar a Polícia Civil a fazer um bloqueio no trevo de acesso à cidade.
O grupo, a droga e o veículo foram encaminhados para a delegacia de Jaguariaíva.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
ASSALTARAM CAMINHONEIRO DE BAURU
Um caminhoneiro de Bauru, de 43 anos, foi assaltado na noite desta segunda-feira (5), próximo ao trevo da cidade de Jaguariaíva.
Segundo a vítima relatou em boletim de ocorrência (BO), por volta das 22h30 ela estacionou o caminhão em um posto de combustíveis para jantar. Ao retornar para o veículo foi abordada por um indivíduo, que anunciou o assalto e exigiu que entregasse todo o dinheiro. O assaltante fugiu levando R$ 450,00.
Segundo a vítima relatou em boletim de ocorrência (BO), por volta das 22h30 ela estacionou o caminhão em um posto de combustíveis para jantar. Ao retornar para o veículo foi abordada por um indivíduo, que anunciou o assalto e exigiu que entregasse todo o dinheiro. O assaltante fugiu levando R$ 450,00.
terça-feira, 6 de maio de 2014
EM PONTA GROSSA: Jovem Mãe promove oficina de chocolates
Michelle de Geus
Encontro com as jovens mães, promovido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Horácio Carneiro de Miranda reuniu 12 adolescentes, com idades entre 14 a 20 anos. Elas participaram de uma oficina de chocolates. A iniciativa atendeu moradoras dos bairros Santa Mônica e Tânia Mara.A enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Maria Raquel Istschuk, explica que a cada encontro as jovens mães escolhem o que gostariam de aprender a fazer no próximo mês. “Como os temas partem da realidade delas, as adolescentes se sentem valorizadas e felizes. Elas gostaram tanto de tema que já temos agendada uma oficina de bombons”, conta. Ela relata que as jovens mães são acompanhadas desde a gravidez até os cinco anos, quando a criança entra em idade escolar. “Nós promovemos a troca de informações entre elas, reafirmamos o tempo todo a importância das adolescentes continuarem os estudos e buscarem, no futuro, um bom emprego para que possam cuidar bem dos filhos”, frisa.
O Instituto Mundo Melhor (IMM) desenvolve o projeto Jovem Mãe com o objetivo de ampliar os conhecimentos e oferecer novas ferramentas para as enfermeiras e assistentes sociais que trabalham com as adolescentes grávidas. “Iniciativas como a desenvolvida pela UBS permitem que as adolescentes tenham uma fonte de renda. A preocupação com as jovens vai além da sua saúde durante a gestação e abrange o desenvolvimento integral da mãe e da criança”, avalia Jeroslau Pauliki, presidente do IMM. As capacitações oferecidas pelo IMM têm como linha de aprendizagem o acolhimento, humanização no atendimento, instrumentais e técnicas de trabalho em grupo, saúde na adolescência, autoestima e afetividade. O Jovem Mãe está presente em 21 municípios do Paraná. A Faculdades Pequeno Príncipe, de Curitiba, é parceira na certificação do projeto e na ministração dos módulos.
sábado, 3 de maio de 2014
ACIPG Estágios recebe Aliel Machado
Adolescentes ouvem dicas
de como se comportar em
uma entrevista de emprego
Cerca de 100 adolescentes participaram do encontro do ACIPG Estágios na última terça-feira (29). O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Aliel Machado, falou sobre ‘Políticas públicas para a juventude’. O programa ACIPG Estágios é desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) com o objetivo de encaminhar estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior para o mercado de trabalho através do estágio. O Instituto Mundo Melhor realiza capacitações presenciais e à distância que contribuem para a qualificação profissional dos jovens. Aproximadamente, cinco mil estudantes e 210 empresas estão cadastrados.
O vereador Aliel Machado contou um pouco da sua história pessoal e de sua trajetória política. “A participação política efetiva dos jovens é importantíssima. É através dela que conseguimos fazer com que algumas transformações e mudanças necessárias aconteçam”, afirma. Ele também avaliou o atual cenário político no município e no país. “O jovem não é mais dominado na política, agora ele domina. Os líderes não são mais as lideranças por natureza. Eles surgem em consequência do próprio jovem que escolhe os seus líderes e representantes pelas atitudes que eles tomam durante a sua vida, os políticos principalmente”, enfatiza.
Os adolescentes também ouviram dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e como preparar um currículo. A pedagoga do IMM, Érica Lemes, comentou a importância de escolher a roupa adequada, pesquisar a empresa e treinar em casa algumas perguntas que normalmente são feitas pelos avaliadores. “É importante que o adolescente responda com segurança e tranquilidade, mas sem inventar um personagem”, destaca. Entre as dicas repassadas aos jovens, Érica sugeriu a impressão do currículo em um papel um pouco mais grosso para que ele pare na mão do empregador que estiver folheando o maço de currículos recebido pela empresa. “São dicas simples e que podem fazer com que o estagiário se sobressaia. As empresas buscam jovens pró-ativos, com bom relacionamento interpessoal e que vão em busca do que eles querem. Os adolescentes são vistos como pedras brutas que serão lapidados pela empresa”, frisa.
A assistente social do IMM, Fernanda Matos, deixou à disposição dos adolescentes o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da entidade. São mais de 90 opções de cursos on-line com duração entre quatro e oito áreas na área de educação, saúde, bem-estar, informática, línguas estrangeiras, administração e empreendedorismo. “Alguns cursos são especialmente voltados para a capacitação e aprimoramento daqueles que estão ingressando numa empresa e preparação do jovem para o mundo do trabalho”, assinala. Os cursos são oferecidos em parceria com a Woli Consultoria.
O ACIPG Estágios está baseado na Lei de Estágio 11.788/2008. Os jovens trabalham, no máximo, seis horas diárias. A jornada reduzida permite que eles estudem e, uma vez por mês, participem dos treinamentos oferecidos pelo IMM. O contrato de estagiário tem duração de um ano e pode ser prorrogado por mais um período.
Serviço
Para cadastrar a sua empresa entre em contato com a ACIPG através do telefone 3220-7200 ou na Rua Comendador Miró, número 860, Ponta Grossa.
sexta-feira, 2 de maio de 2014
BOI FINANCIAVA O TRÁFICO EM JAGUARIAÍVA
No último sábado (26), a Polícia Civil de Jaguariaíva, com apoio da Polícia Militar, prendeu em flagrante Leandro Mateus, 28 anos, Patricia Leite, 34 anos e Rafael Marcondes, 22 anos. Os três transportavam 25,1 Kg de maconha em um Fiat/Palio, de Telêmaco Borba para a cidade de Jaguariaíva.
Durante as investigações, os policias obtiveram informações de que o comprador da droga era o comerciante Moises Adriano Felix da silva, vulgo “Boi”, 43 anos, o qual também foi preso em flagrante, tendo sido encontrada na casa do mesmo a quantia de R$12.342,00, com o que a droga seria paga.
Ele ainda é acusado de aliciar um adolescente de 17 anos de idade, com quem foi encontrada a quantia de R$2.350,00 e outro de 15 anos de idade, o qual receberia a quantia de R$3.000,00 (três mil reais) para que transportasse a droga e entregasse para o primeiro, que só então levaria para Moisés.
Além do tráfico e da corrupção de menores, o comerciante também é acusado de financiar o tráfico na cidade de Jaguariaíva. Em sua residência foram apreendidos , ainda, 27 maços de cigarro contrabandeados do Paraguai e munição calibre 38.
quinta-feira, 1 de maio de 2014
O que comemorar no Dia do Trabalho?
*Márcio Paulik
O dia 01 de maio, Dia do Trabalho, é feriado nacional no Brasil e em vários países do mundo. A data comemora as conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos. A história começou com uma grande greve geral na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Milhares de trabalhadores protestavam contra as péssimas condições de trabalho e exigiam a redução da jornada de 13 para oito horas diárias. Houve confronto dos manifestantes com a polícia e muitas mortes. No Brasil, existem relatos que a data é comemorada desde 1895. O presidente Artur Bernardes assinou um decreto em 1925 e tornou o Dia do Trabalho oficial.
Quando olho para trás vejo o quanto já evoluímos. A primeira delas é a redução da jornada de trabalho permitindo o descanso, o lazer e o convívio familiar. Há muitas empresas que se preocupam em oferecer condições dignas de trabalho, salários compatíveis com a função e incentivam o desenvolvimento integral dos seus colaboradores. Elas também oferecem pacotes de benefícios, promovem o aperfeiçoamento profissional e desenvolvem ações de responsabilidade social.
Por outro lado, ainda temos um longo caminho a percorrer. Infelizmente, não são raros os casos de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Condições insalubres e pagamento bem abaixo do necessário fazem parte da rotina de muitos trabalhadores. Ainda precisamos lutar para erradicar de forma definitiva o trabalho infantil.
Sempre defendi que os fins não justificam os meios. Tenho orgulho de estar à frente de uma empresa que valoriza e reconhece a importância de cada colaborador. Dentro da Lojas MM, nós temos o IDH MM, que preza pela qualidade de vida dentro e fora da empresa. O pacote de benefícios que oferecemos inclui plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição, seguro de vida, kit escolar, auxílio academia, orientação jurídica, bônus para os colaboradores que irão casar e um jantar especial no aniversário de casamento. A nossa universidade corporativa, Uni MM, incentiva a capacitação e o aperfeiçoamento constante dos nossos colaboradores. São esses diferenciais que colocaram a Lojas MM, pelo terceiro ano consecutivo, entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. Somos destaque em dois estados distintos – Paraná e Santa Catarina – e no apoio aos colaboradores que estão iniciando a carreira.
Acredito que a verdadeira liderança é atingir objetivos de maneira correta através de colaboradores satisfeitos. Essa é a receita do sucesso da Lojas MM. Neste Dia do Trabalho, vamos comemorar todas as conquistas que já alcançamos, mas sem esquecer a determinação necessária para ir ainda mais longe.
*Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).
"FELIZ DIA DO TRABALHO"
O dia 01 de maio, Dia do Trabalho, é feriado nacional no Brasil e em vários países do mundo. A data comemora as conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos. A história começou com uma grande greve geral na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Milhares de trabalhadores protestavam contra as péssimas condições de trabalho e exigiam a redução da jornada de 13 para oito horas diárias. Houve confronto dos manifestantes com a polícia e muitas mortes. No Brasil, existem relatos que a data é comemorada desde 1895. O presidente Artur Bernardes assinou um decreto em 1925 e tornou o Dia do Trabalho oficial.
Quando olho para trás vejo o quanto já evoluímos. A primeira delas é a redução da jornada de trabalho permitindo o descanso, o lazer e o convívio familiar. Há muitas empresas que se preocupam em oferecer condições dignas de trabalho, salários compatíveis com a função e incentivam o desenvolvimento integral dos seus colaboradores. Elas também oferecem pacotes de benefícios, promovem o aperfeiçoamento profissional e desenvolvem ações de responsabilidade social.
Por outro lado, ainda temos um longo caminho a percorrer. Infelizmente, não são raros os casos de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Condições insalubres e pagamento bem abaixo do necessário fazem parte da rotina de muitos trabalhadores. Ainda precisamos lutar para erradicar de forma definitiva o trabalho infantil.
Sempre defendi que os fins não justificam os meios. Tenho orgulho de estar à frente de uma empresa que valoriza e reconhece a importância de cada colaborador. Dentro da Lojas MM, nós temos o IDH MM, que preza pela qualidade de vida dentro e fora da empresa. O pacote de benefícios que oferecemos inclui plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição, seguro de vida, kit escolar, auxílio academia, orientação jurídica, bônus para os colaboradores que irão casar e um jantar especial no aniversário de casamento. A nossa universidade corporativa, Uni MM, incentiva a capacitação e o aperfeiçoamento constante dos nossos colaboradores. São esses diferenciais que colocaram a Lojas MM, pelo terceiro ano consecutivo, entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. Somos destaque em dois estados distintos – Paraná e Santa Catarina – e no apoio aos colaboradores que estão iniciando a carreira.
Acredito que a verdadeira liderança é atingir objetivos de maneira correta através de colaboradores satisfeitos. Essa é a receita do sucesso da Lojas MM. Neste Dia do Trabalho, vamos comemorar todas as conquistas que já alcançamos, mas sem esquecer a determinação necessária para ir ainda mais longe.
*Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).
Hoje homenageamos a todos os trabalhadores de Jaguariaíva e e
também de todo o Norte Pioneiro e Campos Gerais.. A todos que contribuem com seus esforços e com
sua dedicação no dia a dia, trabalhando para o bem da comunidade, nosso
reconhecimento e nossa gratidão eterna.
Que neste dia do trabalho, todas as famílias possam ser
recompensada com as graças de Deus e possam receber o carinho de sua família,
de sua equipe de trabalho, de seus patrões e de todos aqueles que reconhcem na
classe trabalhadora, o valor inestimável que possuem. Parabéns e muitas
felicidades a todos os Trabalhadores, suas
famílias e suas empresas.
São os mais sinceros votos do Paulo Leonar
Assinar:
Postagens (Atom)