DIVULGUE SUA MARCA!

DIVULGUE SUA MARCA!
WHATSAPP (43) 9 9979-8834

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Jaguariaiva vai sediar Festival da APAE



   Jaguariaíva vai sediar a fase Regional do Festival Nossa Arte. Este evento visa à inclusão e à integração das pessoas com necessidades especiais na sociedade por meio da arte. O festival é um verdadeiro espaço cultural – arte cênica, dança contemporânea, dança folclórica, música, artesanato, literatura e artes visuais – oportunizando, aos alunos, atividades de lazer, terapia, convívio social e expressão corporal. Além disso, o festival é uma forma de demonstrar à comunidade a potencialidade e a capacidade da pessoa portadora de necessidades especiais.Francisco dos Santos Marcos, coordenador estadual de artes da Federação das APAEs do Paraná, diz que “o principal objetivo do Festival Nossa Arte é promover a integração dos alunos com a sociedade, usando a arte para mostrar o potencial da pessoa com deficiência para que o preconceito seja superado”. 
Um exemplo dessa inclusão é o grupo de dança Renascer, da Apae de Ibiporã, que após várias vitórias na fase nacional do Festival Nossa Arte, passou à categoria profissional de dança e, hoje, atua de forma profissional com apresentações em todo o Brasil. O mesmo vale para o Afinitas, banda formada na Apae de Ponta Grossa que se apresenta profissionalmente com muito sucesso e agenda lotada. 
O Festival Nossa Arte acontece em três fases: primeiramente, na fase regional são realizados os festivais regionais. No estado do Paraná, são 28 conselhos que agregam APAEs de todo o estado. Os trabalhos classificados nesta fase – um por categoria, participam do festival estadual. Na segunda fase, prevista para maio ou junho, em União da Vitória – serão apresentados os alunos classificados nas fases regionais de todo o Paraná. Em seguida, os vencedores desta etapa, participarão do Festival Nacional Nossa Arte a ser realizado na cidade de São Luiz do Maranhão, onde estarão as APAEs classificadas em todos os estados do Brasil, em novembro de 2013, de acordo com a previsão da Federação das Apaes do Estado do Paraná.
As apresentações surpreendem pela qualidade, não por se tratar de artistas com necessidades especiais, mas por demonstrar que a arte não está centralizada na capital, temos excelentes artistas em todo o Paraná. O corpo de jurados é sempre composto por especialistas em cada área. O que garante o aperfeiçoamento constante das apresentações. 
IX Festival Regional Nossa Arte
Quando: 25 de outubro
Onde: Capivari Clube de Campo, às 19h30
Entrada Gratuita
Mais Informações: 
Francisco Santos Marcos – 43 3535 22 57

domingo, 23 de setembro de 2012

HOMEM MORRE CARBONIZADO EM INCÊNDIO NO CENTRO DE JAGUARIÁIVA

Um homem morreu carbonizado dentro de casa. O incêndio atingiu a residência onde ele morava, na Rua Antônio Cunha, Centro, por volta de 21h30. A companheira dele sofreu queimaduras, foi socorrida pelo Siate e encaminhada ao Hospital Carolina Lupion. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela não corre risco de morte.
De acordo com os bombeiros, a casa era antiga, de madeira, e media cerca de 40 metros quadrados. O fogo alastrou-se rapidamente e a guarnição não conseguiu salvar José de Oliveira Rosa, 71 anos. O corpo dele, totalmente carbonizado, foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) depois que o fogo foi extinto. A companheira de José foi identificada como Maria Aparecida Carrel, 55.
O Corpo de Bombeiros não soube informar as causas do incêndio, que ainda será investigado. Veja o vídeo:

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Mecânico da prefeitura prestava serviços na fazenda doBaroni
Agência Criativa
Por David Batista

O homem que pregou uma administração de seriedade e respeito com o dinheiro público, que criticou a vinda da Placas do Paraná, afirmando que a Placas ia ficar só na placa, hoje prefeito de Jaguariaíva Otélio Baroni, se vê envolvido em várias situações de desmandos que povoaram os três anos e meio da sua administração. Entre elas a imprensa já divulgou indícios fortes de desvio de postes da prefeitura por um ex vereador, as péssimas condições do setor de saúde, denúncias da morte de um paraplégico por erro médico, paralisação da construção de um colégio por irregularidades na licitação, o vergonhoso título que Jaguariaíva ganhou como o município que menos investiu em educação no Paraná e agora nossa reportagem recebeu Nilson Teixeira dos Santos de 46 anos morador do bairro São Roque, que foi mecânico da prefeitura e afirma que por várias vezes foi prestar serviços mecânicos em trator Ford e ajudou a construir a estrutura de ferro de uma caixa d’água na fazenda do prefeito Baroni.
Nilson trabalhou como contratado como mecânico da prefeitura de Jaguariaíva em 2009, segundo ele, o serviço prestado acontecia no pátio da prefeitura, mas por várias vezes ele foi chamado para realizar serviços na fazenda do prefeito Baroni, “eu sempre recebia ordens para que eu fosse à fazenda do Baroni para arrumar um trator Ford que ele tinha lá. O carro da prefeitura me pegava e me levava até a fazenda com todas as ferramentas, e eu concertava o trator que vivia dando problemas de embreagem, depois o carro ia me buscar e me trazia de volta. Em outras vezes eu fui fazer uma estrutura de ferro para a construção de uma caixa d’água, esse trabalho durou mais o u menos 8 dias. No final eu fui com o caminhão guincho da prefeitura para colocar a caixa d’água em cima da estrutura”, afirmou o mecânico.
Depois do fim do contrato de Nilson com a prefeitura, o prefeito teria sugerido que o mecânico trabalhasse na frente de serviço ganhando 360,00 por mês e mais uma cesta básica, o mecânico se recusou, “sou um profissional e não estou mendigando”. A partir daí Nilson entrou com uma ação na justiça para receber seus direitos trabalhistas, bem como os serviços prestados na fazenda do prefeito Baroni. Já ganhei duas vezes a ação e ele não quis ma pagar, ele sabe que o que ele fez foi errado, um funcionário da prefeitura não pode fazer outros serviços fora. Eu só quero receber o que é meu por direito, e o que eu estou falando aqui, eu falo em qualquer lugar, eu disse tudo isso na frente do Juiz e do advogado do Baroni”, desabafou Nilson.
Nilson afirmou ainda que as ordens para que ele fosse fazer os serviços na fazenda do prefeito, várias vezes foram dadas por Izabel de Fátima Pimentel de Oliveira. O mecânico informou também que depois que a ação que estava na justiça, o prefeito Baroni mandou chamá-lo de volta para trabalhar, mas condicionado para que Nilson tirasse a ação da justiça. O mecânico não aceitou e a ação esta ajuizada no ministério do trabalho em Jaguariaíva.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Polícia Civil e Militar de Jaguariaíva e Arapoti desmantela poderosa quadrilha de assaltantes

A operação foi deflagrada logo no início da manhã de ontem e se estendeu até a noite




  Há aproximadamente 30 dias os policiais vinham seguindo os passos da quadrilha que estava aterrorizando a região com assaltos de veículo, fazenda, tráfico de drogas. 
Pela forma que agia e pelas informações colhidas pela polícia, o bando era considerado perigoso, já que além das armas, ainda estariam em posse de diversos artefatos de dinamite, que também haviam roubado de uma empresa da região.
Recentemente, o bando havia invadido uma fazenda na cidade de Piraí do Sul, rendido os moradores e roubado uma camionete Toyota Hilux, mais armas de fogo, dinheiro, eletrônicos e pertences das vítimas.
Através das informações os policiais conseguiram identificar uma das residências em que parte dos criminosos se escondiam e, logo pela manhã, foram até o local.
Ao invadirem a residência, a polícia encontrou os criminosos armados, sendo que Elton Luciano Cavaleiro, acabou sendo atingido por um tiro de cal. 12 na perna quando tentou reagir à ação policial armado com uma pistola cal. 380. Elton tinha passagem pelo crime de tráfico de drogas, sendo que em 2009 já havia sido preso com 26 quilos de maconha pelos policiais civis de Jaguariaíva e Arapoti.
Já Tarik Igor Néia, outro integrante do grupo criminoso, havia saído da cadeia há pouco tempo pela prática de homicídio, sendo preso no local, quando tentava deixar a casa de moto. Tarik também estava armado com uma pistola cal. 380. Na casa estava Leonel Ducato, além de outros quatro adolescentes integrantes do grupo.
Durante as revistas, os policiais ainda localizaram 2 pistolas cal. 380, em torno de 50 gramas de crak, balança de precisão, uma moto com numeração raspada, várias munições e eletrônicos roubados, como TVs e notebook.
Na sequência da ação, os policiais foram até a residência de outro integrante do grupo, onde acabaram encontrando armas de grosso calibre, como uma Winshester cal. 44, um rifle cal. 22, um espingarda boito cal. 20, 5 artefatos de dinamite, conhecido como “bananas” de dinamite, várias munições, além de uma TV “51 que também havia sido tomada no assalto a uma fazenda. Com a ação dos policiais, Fabiano Melo não teve tempo de esboçar reação e acabou sendo preso em flagrante no local.
Na continuidade, os policiais ainda localizaram a camionete Toyota Hilux que também havia sido tomada em assalto pelos criminosos.
A tarde, os policiais de Jaguariaíva e Arapoti receberam reforços da equipe da Rotam, além dos policiais do Cope que vieram analisar os dinamites.
 No início da noite os policiais ainda prenderam Edeval Gonçalves no Bairro Ouro verde com outras e 4 “bananas” de dinamite, além de localizarem mais uma arma de fogo, cal. 44.
Os policiais ainda localizaram várias vítimas do grupo, que compareceram na Delegacia e fizeram o reconhecimento.
Até o início da noite, 5 pessoas já tinham sido autuadas em flagrante, além dos 4 adolescentes que foram conduzidos para Delegacia.
Os policiais ainda trabalhavam durante a noite tentando encontrar outra quantidade de dinamite e outros veículos tomados em assalto pelo grupo.
Os presos deverão responder por formação de quadrilha, tráfico de drogas, porte de arma e explosivos e roubo. Durante a noite foram apreendidas mais de 100 artefatos de dinamite, detonadores e mais um veículo recuperado e mais uma pessoa foi presa. 

Graças aos trabalhos integrado da polícia, a população pode respirar aliviada com os criminosos atrás das grades.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Baroni nega licença maternidade para funcionárias

Agencia Criativa
A Organização Mundial da Saúde (OMS) juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria enfatizam o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês da criança pelos benefícios tanto para a mãe como para a criança. A sociedade brasileira de pediatria já alguns anos lançou a campanha “licença maternidade: seis meses é melhor!”,campanha esta que foi endossada pela OAB nacional, e transformando-se num projeto de lei da senadora Patrícia Sabóya, coordenadora da frente parlamentar em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Este projeto é de 2005 e a partir de então, a campanha ganhou força nacional. Em 2008 o Congresso Nacional aprovou a lei 11770/08 que aumenta a licença maternidade para 180 dias.
Os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis e mundialmente conhecidos. A ampliação da licença maternidade vem sendo defendida como forma de estender o contato fundamental da mãe com seu bebê, por questões de saúde física e mental desse novo ser humano, não somente na infância, mas também na idade adulta. A ampliação do tempo de permanência da mãe com a criança é defendida pela organização mundial de saúde, inclusive como forma de ampliar o vínculo afetivo entre, mãe e filho, colaborando para a existência de adultos mais saudáveis emocionalmente.
“o cérebro do ser humano se desenvolve como nunca até os seis meses de vida. Nesse período o órgão aumenta cerca de 2 gramas por dia. depois disso, somente 300 mg por dia”, lembra o pediatra Dioclécio Campos Junior, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, idealizador da campanha. “Os estímulos proporcionados pela mãe nesse período são insubstituíveis. a amamentação não se presta somente para prover a nutrição ao lactente. permite o contato físico com a mãe, a identificação recíproca entre eles, bem como o despertar de respostas a estímulos sensoriais e emocionais, compartilhados num continuo Bio-Psicológico, que se configura como unidade afetiva incomparável, por isso, a OMS recomenda o aleitamento materno, exclusivo durante os seis primeiros meses de vida. É a forma natural de propiciar a plenitude do vínculo afetivo original que, na espécie humana, se faz, de maneia insubstituível nesse período” lembra o pediatra.
O princípio vale, inclusive, para mães que não conseguem amamentar no peito seu bebê, mas podem garantir os demais estímulos essenciais ao estabelecimento do vínculo, quando permanecem na companhia do recém-nascido, pelo menos, nos seis primeiros meses.
O prefeito Baroni negou essa conquistas as mães Jaguariaivenses
Apesar de todas as campanhas do Ministério da Saúde sobre aleitamento materno, de todos os benefícios da licença maternidade de seis meses, o prefeito Baroni, vetou uma lei de autoria do vereador do vereador Gilberto Mussi, que sabe da importância deste direito para as famílias de funcionárias públicas municipais, “Vários municípios da região já concederam este direito a suas funcionárias públicas, mas infelizmente em Jaguariaíava o prefeito Baroni não se sensibilizou com a causa” enfatiza o vereador. O projeto de lei do vereador Gilberto Mussi foi encaminhado para prefeitura em 09 de março de 2010 e negado pelo prefeito Baroni em 07 de junho de 2010.
Enquanto o atual prefeito se negou em conceder 6 meses desse benefício as funcionárias públicas municipal , a licença-maternidade de seis meses já é uma realidade para as funcionárias públicas de 22 estados e 148 municípios, além do distrito federal. O levantamento é da sociedade brasileira de pediatria (SBP), idealizadora do projeto da licença ampliada no país.
Desde 2008, as servidoras públicas federais também usufruem da licença de 180 dias, ano em que o ex-presidente Luiz Inácio lula da silva sancionou a lei que instituiu o benefício no funcionalismo federal, vale lembrar que o ex presidente é do mesmo partido que o atual prefeito de Jaguariaíva, e Baroni não está seguindo o bom exemplo instituído pelo presidente Lula.
O ex prefeito Ademar de Barros, questionado sobre o tema, afirmou que na sua administração vai ser uma questão de honra aprovar a licença maternidade de 6 meses para as funcionárias púbicas municipal. Não aprovar a licença maternidade para que a mulher possa gozar desse direito junto ao seu filho, é uma imoralidade e um desrespeito para com o funcionalismo e principalmente com a mulher jaguariaivense. Destacou Ademar.

É HOJE: Jaguariaíva assiste Esquadrilha da Fumaça

 A apresentação da Esquadrilha da Fumaça começa às 16 horas de hoje, em Jaguariaíva. A apresentação faz parte do circuito nacional da esquadrilha, que ocorre de 5 a 24 de setembro e, por isso, recebe o nome de Circuito Cívico, participando das comemorações em homenagem à pátria, na Semana da Independência, em todos os cantos do País.
Participam da missão 36 militares a bordo de oito aeronaves T-27 Tucano e um C-105 Amazonas da Base Aérea de Manaus. Este último irá transportar equipe de apoio, material de manutenção e de divulgação. A primeira apresentação aconteceu na sexta-feira, no Distrito federal, durante o tradicional Desfile de 7 de Setembro.
No Paraná, os municípios inclusos no circuito Cívico, que receberão a demonstração da Esquadrilha da Fumaça são Jaguariaíva, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Foz do Iguaçu, Missal e Toledo. Em Jaguariaíva, a demonstração acontecerá no loteamento Portal do Sertão, às margens da PR 151, próximo ao Trevo do Sertanejo, sentido zona rural. A expectativa é de que a população compareça maciçamente.

sábado, 8 de setembro de 2012

Beto Richa garante UTI para o Hospital Carolina Lupion

O governador do Paraná Beto Richa anunciou que vai estar ao lado de Ademar Ferreira de Barros, Samir Alves e da comunidade jaguariaivense, trabalhando para recolocar de volta o município de Jaguariaíva no lugar de destaque onde sempre esteve no setor da educação e da saúde, no Norte Pioneiro e Campos Gerais. O município vive hoje um verdadeiro caos no setor da saúde e convive com as recentes reportagens que apontam que Jaguariaíva foi o município que menos investiu em educação no Paraná em 2011. Beto Richa, que é um grande companheiro do ex prefeito Ademar, reafirmou seu compromisso com ele e com a comunidade jaguariaivense, de colocar o governo do estado a disposição do município, para juntos oferecerem um setor de saúde que seja digno para todos os Jaguariaivenses. 
O governador afirmou que tão logo Ademar assuma a prefeitura vai estar a disposição para a viabilização do projeto, “Já em 2013 vamos, junto com o Ademar e o Samir, trazer uma UTI para o Hospital Carolina Lupion e começarmos um trabalho de recuperação do setor de saúde que está deixando a desejar em Jaguariaíava. O baixo investimento nesse setor traz conseqüências e transtornos graves para a população. Saúde e educação são dois setores em que o governo do estado está investindo forte, mas para isso é preciso que o prefeito também esteja comprometido com as necessidades da sua comunidade” destacou O governador.
 O médico ortopedista Dr. Alcione, especialista em cirurgia do membro superior, destacou a importância de uma UTI para o município de Jaguariaíava, “a UTI é conhecida como Unidade de Tratamento Intensivo, este é um equipamento de suma importância para um hospital, ele salva muitas vidas, porque oferece tratamento com recursos moderníssimos. Se não houver a ajuda do estado é muito difícil de uma cidade do porte de Jaguariaíva conseguir uma UTI, o custo da aquisição é alto, bem como a manutenção. Essa sinalização do Governador Beto Richa em ajudar o Ademar a instalar uma unidade dessas aqui em Jaguariaíva é muito importante para a nossa comunidade, bem como para os médicos”, afirmou Alcione.
 No setor da habitação o anúncio de centenas de novas moradias popular para a comunidade jaguariaivense, foi feito pelo Secretário da Habitação Mounir Chaowiche que esteve presente no comício de Ademar e Samir que reuniu milhares de pessoas no dia 1º de setembro na Vila Kennedy, “trago aqui o compromisso do Governador Beto Richa através da Secretaria da Habitação, de juntos com Ademar e Samir zerarmos, de uma vez por todas, o déficit habitacional aqui em Jaguariaíva. Vamos já a partir de janeiro começar a traçar metas junto com o Ademar, para trazermos moradias populares para a comunidade jaguariaivense. Empenho não vai faltar o Ademar já mostrou toda sua capacidade como prefeito de visão futurista, para quem não se recorda é só lembrar, por exemplo, da Placas do Paraná, hoje Arauco, que hoje coloca nos cofres da prefeitura quase 2 milhões em impostos por mês, isso é conquista do Ademar”, destacou o secretário.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Milhares de pessoas no comício de Ademar e Samir

Veja abaixo algumas fotos do primeiro grande comício feito em Jaguariaiva onde o povão compareceu em massa (Fotos Getulio de Souza)


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Criança é removida de helicóptero para hospital de Ponta Grossa




A equipe aeromédica da Base PRF/SAMU de Curitiba, foi   acionada para remover E.K.N.F. de 32 semanas, sexo feminino,de Jaguariaíva para o Hospital de Ponta Grossa.
A paciente foi estabilizada para o transporte em uma incubadora e embarcada na Unidade de Suporte Avançada - Helicóptero Bell 407 - Patrulha 06, e removida para o Hospital de Ponta Grossa, para continuidade do tratamento que o caso requereu.
O que é uma incubadora Neonatal:
"A incubadora neonatal é um equipamento médico-assistencial usado para a manutenção da vida de recém-nascidos prematuros. Sua função é proporcionar um ambiente termoneutro que é obtido através do controle da temperatura e da umidade relativa do ar em níveis adequados. Isto permite que o bebê mantenha a temperatura corporal normal a baixas taxas metabólicas. Este ambiente contibui para um desenvolvimento rápido e com uma menor incidência de doenças".